O galego-português: uma boa questão - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
O galego-português: uma boa questão
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 308

Que relação há entre o galego e o português: continuação histórica? Identidade?

Lindley Cintra, em 1984, incluiu na Nova Gramática do Português Contemporâneo os dialectos galegos como fazendo parte do português, e o Vocabulário da Língua Portuguesa integra palavras galegas. Porquê?

O galego foi, ou ainda é, uma língua? Os galegos são lusofalantes?

Vêm estas perguntas a propósito do recém-criado grupo no Facebook: EU APOIO A ACADEMIA GALEGA DA LÍNGUA PORTUGUESA. Vale a pena acompanhar a questão — que não é só linguística.

Com o novo acordo escreve-se pára-quedas, para-quedas ou paraquedas? É mesmo caso para se dizer: boa pergunta!

O programa Páginas de Português (Antena 2, dia 21, 17h00*) vai dar espaço a uma conversa com a professora Maria Regina Rocha, coordenadora do recém-publicado livro Assim É Que É Falar!201 perguntas, respostas e regras sobre o português falado e escrito (Planeta Editora).