
1. - É um clássico em linguística, a Gramática Universal de Chomsky: quando a criança adquire uma língua, ela já possui um conhecimento inato do que todas as línguas têm em comum, incluindo o conhecimento sobre os constrangimentos que actuam no modo como cada língua pode, ou não pode, ser construída. É a faculdade de linguagem, uma herança biológica da espécie humana.
Mas, agora, uma investigação levada a cabo por linguistas da Universidade de Northumbria, no Reino Unido, mostra que alguns elementos básicos do inglês não são dominados por falantes nativos.
2. - Mentir a alguém, sobre alguma coisa, com todos os dentes: as preposições indicam-nos o esquema de realização sintáctica do verbo.
Sugerimos a este propósito a (re)leitura do artigo do professor Joaquim Fonseca, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, intitulado A centralidade do verbo no enunciado.
3. - Finalmente, uma referência aos temas dos programas Língua de Todos e Páginas de Português da semana ora finda. No primeiro, uma evocação do poeta Francisco José Tenreiro, a propósito do 35.º aniversário da independência de São Tomé e Príncipe (RDP África, sexta-feira, dia 9, 13h15*, com repetição no dia seguinte, às 9h15*); e, no segundo, o modismo flash interview (Antena 2, domingo, dia 11, 17h00*, também disponível no sistema podcast da página na Internet da rádio e da televisão públicas portuguesas).
*Hora de Portugal continental