1. Na declaração final da IX Cimeira Luso-Brasileira, realizada em 28 de Outubro, em Salvador (Brasil), o primeiro-ministro português, José Sócrates, e o presidente do Brasil, Lula da Silva, comprometem-se a «envidar esforços para promover a adoção da língua portuguesa em foros multilaterais». Manifestando apreço pelo novo Acordo Ortográfico, assinalam que os actos assinados na IX Cimeira foram redigidos conforme a referida norma. Neste contexto, vincam a importância da reunião de ministros de Educação e Cultura da CPLP a realizar em 14 e 15 de Novembro próximos, em Lisboa.
2. Após a reunião com o presidente brasileiro, José Sócrates observou que falta acertar uma data para o Acordo passar a ser aplicado nos documentos oficiais dos dois países. Mas o Brasil parece adiantar-se: «o Ministério das Relações Exteriores brasileiro garantiu que os documentos oficiais do Brasil já serão redigidos na nova ortografia portuguesa a partir de Janeiro de 2009», refere a agência Lusa.
3. A edição de 2008 do Prémio de Investigação da Associação Portuguesa de Linguística distinguiu, ex aequo, os trabalhos de Paula Luegi (investigadora do Centro ONSET da Universidade de Lisboa) e de Célia Mendes (leitora do Instituto Camões). O prémio é atribuído anualmente a trabalhos desenvolvidos por investigadores não doutorados.