Também o Ciberdúvidas saúda a decisão de atribuir o Prémio Camões de 2013 ao escritor moçambicano Mia Couto, principalmente quando grande parte da sua popularidade se deve reconhecidamente à explosão de criatividade contida nas palavras que inventa e recria, revitalizando a nossa língua comum. Impõe-se, portanto, uma chamada de atenção para três das perguntas que a sua obra já suscitou aos consulentes do Ciberdúvidas: Palavras de um conto de Mia Couto; O significado de desmoçar (Mia Couto); "Distraiçoeiras", segundo Mia Couto. E (re)leiam-se textos deste escritor, disponíveis na rubrica Antologia: Perguntas à língua Portuguesa (este escrito especialmente para o Ciberdúvidas); Língua portuguesa, cartão de identidade dos moçambicanos; Escrita, língua portuguesa e poder em Moçambique. Finalmente, oiça-se o próprio Mia Couto sobre o livro A Confissão da Leoa, na emissão de 11/5/2013 do programa de rádio "À volta dos Livros" (Antena 1) – aqui – e num apontamento em vídeo (PublishNewsTV), a seguir:
Três novas perguntas no consultório: o que significa avozeiro? Não será impropriedade vocabular usar extinto em lugar de falecido? Está correta a sequência «uma arma posicionada às costas»? As respostas podem também ser consultadas pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
Basta clicar o botão “Faça aqui o seu donativo” (nesta página, em cima, à direita) para ajudar o Ciberdúvidas a prosseguir com a sua atividade de esclarecimento e discussão de tópicos relativos à norma e ao uso do português em cada um dos países de língua oficial portuguesa. Mais informação também aqui. Os nossos agradecimentos.