Linguística e ensino da língua - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Linguística e ensino da língua
Linguística e ensino da língua
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 352

Aquando da incandescente discussão sobre a Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário, extremaram-se posições e brandiram-se estandartes e, no final da peleja, todas as partes condescenderam no Dicionário Terminológico. Raros foram, porém, os opinantes capazes de reconhecer que não há ensino de língua eficiente sem investigação linguística pujante.

É neste enquadramento que propomos, neste dia, a leitura do artigo "A Linguística e o Ensino de Língua Portuguesa: mudanças na abordagem gramatical", de Silvio Profirio da Silva, que reflecte sobre das contribuições dos postulados da linguística contemporânea para o ensino de língua portuguesa. E para os que pensam que este é um tema recente, invocamos, a título de exemplo, a obra, de 1977, Pragmática linguística e ensino do português, de Fernanda Irene Fonseca e de Joaquim Fonseca. Também o artigo "Alfabetização e Lingüística", de Luiz Carlos Cagliari (de 1989), merece figurar como referência.

Faleceu Elena Gueorguievna Golubeva, aos 81 anos, em Sampetersburgo, figura de vulto no ensino da língua portuguesa e da tradução de obras de português e galego para russo. Na véspera da sua morte ainda foi leccionar na universidade da sua cidade.

Um Euro Lusófono contra a Fome

A Universidade Lusófona, em Lisboa, leva a cabo, mais uma vez, a campanha Um Euro Lusófono contra a Fome destinada ao combate à fome e à pobreza extrema que afecta um número crescente de cidadãos em Portugal. Contribua!

_____________________________________________________________________________________

Uma conversa com a linguista moçambicana Maria Perpétua Gonçalves sobre a nova cátedra Português Segunda Língua e Língua Estrangeira, na Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, e a aplicação do Acordo Ortográfico nas escolas do ensino básico e secundário, em Portugal, são os temas principais dos programas Língua de Todos (RDP África, 16/09, 13h15*, e 17/09, 9h15*) e Páginas de Português (Antena 2, 18/09, 17h00*).


* Hora oficial de Portugal continental.


As actualizações diárias do consultório do Ciberdúvidas regressam na próxima segunda-feira, dia 19 de Setembro. Mantemos entretanto no Facebook uma selecção dos mais relevantes conteúdos e novos textos aqui colocados em linha.