Os novos apontamentos de Mambos da Língua – o tu-cá-tu-lá do português de Angola, um programa de rádio realizado pela Rádio Nacional de Angola, com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, focam dois parónimos (infringir e infligir) e a forma da palavra beneficência (nunca "beneficiência").
Na rubrica Pelourinho, José Mário Costa lembra aos distraídos que o vocativo se isola com uma vírgula mesmo depois de uma fórmula de saudação ou agradecimento (por ex., «bom dia/obrigado, sr. Silva»); e Paulo J. S. Barata acha dois exemplos de mau uso da língua num artigo jornalístico. No consultório, propõe-se uma classificação da locução «mais que», discute-se a razão por que o s de trânsito se pronuncia [z], e dá-se o significado da expressão «baixar a guarda».
A Ciberescola da Língua Portuguesa pede colaboradores bilingues em bangla e português para acompanhar aulas por videoconferência, destinadas a alunos do 1.º ciclo de iniciação. Contacto: ciberescola.cibercursos@gmail.com; 916 540 446
916 540 446; +351 218 862 042
+351 218 862 042/ext. 4132.
O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa SOS Ciberdúvidas é um pedido de ajuda para viabilizar este serviço em prol da língua portuguesa e das suas variedades. Agradecimentos aos consulentes que entenderem enviar os seus contributos.