Galegos e brasileiros em acção - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Galegos e brasileiros em acção
Galegos e brasileiros em acção
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 550
texto descritivo da imagem

A Academia Galega da Língua Portuguesa apresentou o Léxico Galego, a ser incorporado no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), na sede da Academia das Ciências de Lisboa, no passado dia 18 de Março — no mesmo dia em que a Academia Brasileira de Letras (ABL) apresentava, em Brasília, o dito Vocabulário. A Academia das Ciências de Lisboa limita-se ao papel de cicerone.

Entretanto, a ABL fez notar que o Art. 2.º do texto do Acordo prevê apenas a elaboração de um vocabulário comum de termos de especialidade, e não um vocabulário ortográfico comum (em confronto com informações que foram veiculadas na imprensa portuguesa). Portanto, o VOLP elaborado pela ABL é legítimo e necessário. O facto de Portugal não ter empreendido esforços para se juntar a esta empresa não lhe deixa grande espaço para criticar a iniciativa.