«Estado de calamidade», ocorrência e saturado
Portugal vive, desde a madrugada do dia 29 de janeiro, as consequências da violenta tempestade Kristin, que deixou atrás de si um rasto de destruição patente em várias localidades do centro do país, com particular gravidade para a região de Leiria. Esta intempérie sem precedentes motivou a declaração por parte do governo de «situação de calamidade», uma opção prevista pela lei «quando, face à ocorrência ou perigo de ocorrência de acidente grave e/ou de catástrofe, e à sua previsível intensidade, se reconhece a necessidade de adotar medidas de carácter excecional destinadas a prevenir, reagir ou repor a normalidade das condições de vida nas áreas atingidas pelos seus efeitos», como esclarece o Lexionário do Diário da República. A palavra calamidade, usada neste contexto, vem do latim calamĭtas,ātis, termo que expressava já o valor de «desgraça, desastre» e que, curiosamente, também referia a «perda de colheitas causada pela geada» (uma calamidade muito específica)1.
Recorrente na comunicação social é também o uso do nome ocorrência, que, neste contexto particular, se refere às situações relacionadas com a manifestação da tempestade ou com consequências diretas da sua ação. Neste âmbito, a palavra é sinónima de «incidente; acontecimento, situação»2.
Destaquemos, por fim, o adjetivo saturado, que tem sido usado para descrever o estado dos solos, que após um longo período de chuva, se encontram impregnados de água, desencadeando inundações em várias zonas do país. Neste uso, o adjetivo (que tem a sua origem no particípio passado saturātus,a,um do verbo saturāre) tem o valor denotativo de «impregnado ou embebido em alto grau». Saturado é também, com muito frequência, usado com um valor conotativo, descrevendo algo ou alguém como «muito aborrecido, farto»1, um significado que assenta na ideia figurada de que também um humano pode ficar cheio de algo, o que lhe provoca um estado de espírito associado à ausência de paciência ou de tolerância. Registe-se ainda o uso de saturado na área da química (por exemplo, «solução saturada»), designado um composto que possui ligações simples ou que que contém a máxima quantidade de gás ou de soluto dissolvido.
___________________________________________________
2. Infopédia
