No Plenário da II Reunião da Assembleia Parlamentar do bloco lusófono, em Lisboa, o presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde fez valer a necessidade de valorizar (e financiar) o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, que considerou ser o «braço armado da CPLP».
Que há uma linguagem do direito não há dúvida. Mas quais as características do debate oral dos advogados no tratamento de um caso judicial? É este o tema do seminário A linguagem ‘no banco dos réus’: alguns aspectos da linguística jurídica, a cargo da professora Conceição Carapinha Rodrigues (18 de Março, 10h00, FLUC, Sala de Seminários do Instituto de Estudos Ingleses).
Falsas esdrúxulas, pseudoprefixos, quasi-auxiliares modais... É caso para se dizer que, em linguística, há apenas certezas aproximadas. E, de facto, quando se quer fixar os fenómenos da língua numa tabela inflexível, normalmente há erros. A língua tem razões que a gramática desconhece?
No programa Páginas de Português (Antena 2, dia 16, 17h00*) vão estar em foco orçamento, estratégias e programas do anunciado relançamento da internacionalização da língua portuguesa. As respostas vêm da nova presidente do Instituto Camões, Ana Paula Laborinho.
*Hora de Portugal Continental.