
«Escola para todos», diz o lema. E, nos dias que correm, nunca se esteve tão perto de se atingir a universalidade do acesso ao ensino. No entanto, as reais consequências desse estado de coisas são parcas. Um novo lema e uma nova realidade se impõem: «Oportunidades de aprendizagens de qualidade para todos.» Como recorrentemente tem vindo a público, a situação do ensino do português, quer em Portugal quer no Brasil, revela não só que há fatores que a escola não controla, mas sobretudo demonstra que há fatores que a escola perpetua:
Terá lugar no dia 25 de novembro de 2011, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o VI Fórum de Partilha Linguística, organizado pelo Núcleo de Jovens Investigadores do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. O programa pode ser consultado aqui.
O que faz de um teste um bom teste? É este o tópico de análise decorrente de uma resposta da atualização deste dia. A este propósito sugerimos a leitura de:
Outro tema desta atualização diz respeito à confusão continuada entre neologismo e estrangeirismo, plasmada na reprodução de um excerto do livro Milagrário Pessoal, de José Eduardo Agualusa.