1. Um português a ouvir o relato do jogo deste dia numa rádio brasileira o que ouviria? E um brasileiro a ouvir o mesmo jogo numa estação portuguesa? Que guarda-redes é goleiro, já se sabe, mas o que é um tiro de meta?
E que termos constarão no diário sul-africano Mercury, sediado em Durban e liderado pela luso-descendente Ângela Quintal, que sai neste dia com a primeira página e um suplemento inteiramente redigidos em português?
2. O Acordo Ortográfico está ou não está em vigor? Está – vinculado pelo tratado internacional dos Estados seus subscritores, como o impõem o normativo do direito internacional e as regras de interpretação do direito em geral. É o que sustenta o jurista Fernando Guerra, em artigo escrito especialmente para o Ciberdúvidas.
3. Ainda sobre o Acordo Ortográfico: o mais influente jornal português, o semanário Expresso, passou a ser editado desde 26 de Junho de 2010 segundo as novas regras da escrita oficial portuguesa, subscritas pelos oito países da CPLP. Todas as publicações do grupo Impresa passaram também a adoptar o Acordo Ortográfico. A explicação aqui.
4. A propósito: o Ciberdúvidas – que continua acessível nas duas ortografias oficiais ainda prevalecentes no espaço geográfico da língua portuguesa – aguarda a aplicação da nova reforma nas publicações oficiais do Estado português para seguir apenas as regras do Acordo de 1990.
5. No programa Páginas de Português (Antena 2, dia 27, 17h00*, também disponível em podcast): homenagem a José Saramago, revisitado numa entrevista dada no décimo aniversário da atribuição Prémio Nobel da Literatura. Falar-se-á ainda do projecto concebido e financiado pela Fundação Vodafone para o Ministério da Educação para manuais escolares especificamente destinados a alunos cegos ou com pouca visão. Quanto ao Acordo Ortográfico: que dúvidas sobre as novas regras?