Não obstante o peso demográfico da língua portuguesa no mundo, o reconhecimento desta realidade por parte da comunidade internacional tem ficado por vezes entre a condescendência e a desatenção. Paulatinamente, porém, onde o português não tem estatuto oficial, há sinais de um enorme interesse, certamente relacionado com o potencial económico de países como o Brasil, Angola ou Moçambique. Para dar um exemplo concreto, refira-se a Universidade do Botsuana, que passou a incluir o português na sua oferta. Noutro ponto do globo, na Venezuela, promete-se a integração do português como língua opcional no sistema de ensino. No plano diplomático, são vários os países – entre eles, Marrocos, a Turquia, o Senegal, a Namíbia, o Peru e o Japão – que já apresentaram ou vão apresentar a sua candidatura a observadores associados à CPLP. Afinal, o português também se globaliza?
O adjetivo balético estará bem formado? E o composto «molho cervejeira»? Existe a palavra maltrato? Valoroso é o mesmo que valioso? «Quando possível,...» ou «embora proibido» são construções corretas? Estaleiro é palavra derivada? Estas são as novas perguntas em linha no consultório.
O programa de rádio Língua de Todos de sexta-feira, 6 de junho (às 13h15* na RDP África, com repetição aos sábados, depois do noticiário das 9h00*), entrevista as linguistas Maria Antónia Coutinho, Maria Lobo, Teresa Brocardo, a propósito do conjunto de ações de formação do projeto O Plural da Norma, levado a cabo pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) em abril e maio de 2014. A emissão do Páginas de Português de domingo, 8 de junho (às 17h00*, na Antena 2), assinala a atribuição do Prémio Camões de 2014 ao poeta e africanólogo brasileiro Alberto da Costa e Silva; o programa inclui ainda uma conversa com a professora Ana Madeira, a respeito do impacto do português como língua não materna no sistema educativo de Portugal, e a rubrica Ciberdúvidas Responde, conduzida por Sandra Duarte Tavares.
* Hora de Portugal continental.
A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos continuam a organizar cursos de Português para alunos estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language). Mais informação na rubrica Ensino.
A atividade regular do Ciberdúvidas também necessita do apoio de quantos o consultam e, por isso, renovamos o pedido de contributos que permitam enfrentar os custos de manutenção deste espaço dedicado ao esclarecimento, à divulgação e ao debate de questões sobre diversidade de normas e usos da língua portuguesa. Desde já, o nosso obrigado.