É comum recebermos perguntas relativas à identificação de classes de palavras. E é natural que, neste âmbito, a distinção entre particípio e adjetivo seja uma das perguntas recorrentes. No entanto, mais importante do que acoplar uma etiqueta classificativa a uma palavra é perceber o alcance dessa classificação na interpretação do sintagma, da frase e da sequência discursiva de que a palavra faz parte.
Nesta medida, vale a pena referir o trabalho do linguista espanhol Ignacio Bosque no tratamento sintático-semântico do particípio e do adjetivo :
Sobre el aspecto en los adjetivos y en los participios
Las categorías gramaticales: relaciones y diferencias
El complemento del adjetivo
Destacamos ainda neste dia mais um apoio da Fundação Vodafone Portugal na concretização de um projeto de grande relevância social:Tecnologias de Informação combatem infoexclusão de pessoas com deficiência.
______________________________________________________________________________a
Na emissão de Páginas de Português de domingo, 19 de fevereiro (às 17h00* na Antena 2): viagem guiada pela exposição Fernando Pessoa, Plural como o Universo, inicialmente alojada no Museu da Língua, em São Paulo, e agora na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. Cicerone: um dos seus comissários, o luso-americano Richard Zenith.
No programa Língua de Todos de sexta-feira, 17 de fevereiro [às 13h15, na RDP África (com repetição no dia seguinte, às 9h15*)]: em destaque a obra e a vida dos filólogos Manuel Rodrigues Lapa e Serafim da Silva Neto, figuras de referência do século XX em Portugal e no Brasil.
* Hora oficial de Portugal continental.