DÚVIDAS

Voz passiva e objecto indirecto

Olá. Agradeço demais pela colaboração. Não existe uma gramática, uma única, que apresente esta explicação.
   Quero aproveitar e fazer mais uma pergunta sobre voz passiva. Considere a voz ativa: a secretária enviou a carta ao diretor. Assim, passando para a voz passiva, o que acontece com o objeto indireto? Continua objeto, já que está ligado ao particípio? Ou considero complemento nominal? Suponho que não seja este o caso, se considero o particípio o verbo principal.
   A carta foi enviada pela secretária ao diretor.
   Suj. voz pass. agente da pass. obj. indireto?
   Grato.

Resposta

Vejamos, então, a frase:
   a) A secretária enviou a carta ao director.
   Na voz passiva:
   b) A carta foi enviada pela secretária ao director.
   O elemento ao director continua a ser complemento directo do verbo enviar. O facto de, em a), a forma verbal ser enviou e de, em b), a forma verbal ser foi enviada, em nada interfere para que o elemento ao director não continue a ser objecto (ou complemento) indirecto. Nas duas frases, o verbo é o mesmo e no mesmo tempo - pretérito perfeito do modo indicativo. Isto é, em b), não podemos dizer que o complemento indirecto está ligado a enviada, mas sim a foi enviada.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa