DÚVIDAS

Resultar em

Gostaria muito de saber a vossa opinião sobre a utilização da expressão "resultar em". Eu acho errado colocar a preposição "em" porque o próprio verbo "resultar" implica consequência, fim de algo, por isso prefiro utilizar "ter como resultado".

Por exemplo, em vez de "A acção dele resultou num fracasso" eu preferiria "A acção dele teve como resultado um fracasso", mas gostaria de saber se esta minha preferência tem algum fundamento plausível na Língua Portuguesa.

Agradeço desde já a vossa atenção.

Resposta

O brasileiro Napoleão Mendes de Almeida, no seu «Dicionário de Questões Vernáculas», diz, na entrada Resultar, o seguinte: «Vejamos os verdadeiros empregos e significados de resultar:

a – dimanar (com a preposição de): 'Deste dano lhe resultou deidade gloriosa' (Camões);
b – provir (com a preposição de): 'Filhos que resultaram do primeiro matrimônio' (Aulete);
c – redundar (com a preposição em): 'A conversação resultou em nada' (F. Elísio);
d – trazer, acarretar (transitivo direto): 'Eugênia temia que a ira do pai resultasse desgosto à irmã' (Camilo, apud Stringari).»

Assim, a frase "A acção dele resultou num fracasso" parece-me aceitável, pois é o mesmo que «A acção dele redundou num fracassso».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa