DÚVIDAS

Pronomes – "Os professores deram o prémio aos alunos?"

Questão colocada num "trabalho para casa" de uma aluna do 8º ano, à qual a mãe (que tanto defende o rigor e a perfeição na Língua Portuguesa) não conseguiu dar resposta:

"Na frase seguinte, substitui pelos pronomes correspondentes as expressões a seguir sublinhadas:

Os professores deram o prémio aos alunos?

Sim, eles...

Não, eles..."

Resposta

Intuitivamente, respondemos:

"Eles deram-lho."

"Eles não lho deram."

Se pensarmos na substituição literal, todavia, pode não ser fácil.

Sucede que, pelo menos até ao século XVI, o pronome lhe tanto servia para o singular como para o plural e, quando a Língua teve necessidade de juntar os dois pronomes complementos indirecto e directo, ainda não existia, pois, a forma lhes.

Digamos que, assim, lhes perdeu oportunidade de se contrair com o pronome complemento directo. E ficámos apenas com lho, lha, lhos, lhas, quer para um complemento indirecto no singular quer para um complemento indirecto no plural, seguido de o, a, os, as.

Se, contudo, o complemento directo não for expresso pelo pronome o, a, os, as, por exemplo na frase "Ele deu-lhes o livro", aparece a forma normal e actual lhes para o complemento indirecto no plural.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa