DÚVIDAS

Pontos percentuais

Sou administrador de empresas e contabilista. Resido no Brasil, na cidade Fortaleza, Estado do Ceará, há mais de 40 anos. Sou natural de Ponta Delgada - Ilha de S. Miguel.

Quase todos os meios de comunicação ao se referirem a situações econômicas e financeiras utilizam a seguinte construção: a gasolina sofreu um aumento de três pontos percentuais; Os Deputados pleiteiam um aumento de 30 pontos percentuais, etc.

Indago: Não seria mais simples, de melhor compreensão especialmente por pessoas fora do economês e até por economia de tinta e papel, dizer: A gasolina aumentou 3% (três por cento), etc.

Antecipo os meus agradecimentos.

Resposta

Trata-se duma expressão técnica que não traz mal à língua.

Repare que quando dizemos, por exemplo, `três por cento de´, estamos a centralizar-nos na grandeza da qual se considera essa percentagem. Ao passo que quando dizemos três pontos percentuais nos estamos a centralizar num valor que é uma percentagem. E é a variação `em percentagem´ que pode ser significativa numa comparação (por exemplo, na frase: `o índice caiu três pontos percentuais´, não estamos a pensar em pontos que sejam do índice, mas numa variação em percentagem entre duas situações).

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa