DÚVIDAS

Nu, outra vez

O sr. José A. L. Ribeiro colocou uma questão aos consultores do Ciberdúvidas sobre o uso de acento agudo na palavra 'nu' (5/11/99), perguntando se havia uma explicação científica para os casos em que os falantes acentuavam aquela palavra. O consultor João Carreira Bom decidiu brincar (com algum mau-gosto) e não elucidou o consulente, permitindo que os leitores extraíssem daí a ilação de que não havia explicação científica.

Ora, a linguística é uma ciência e, como tal, tem uma explicação científica para o caso em questão. Lamento que João Carreira Bom não tenha sabido ou querido fazê-lo.

Resposta

Peço desculpa pelo alegado mau-gosto e pela ausência de fundamentação científica.

Aqui vai o que sobre o assunto me explicou, há cerca de 46 anos, na quarta classe, o professor José Bento Serrano:

Os monossílabos terminados em u e i não pedem acento gráfico porque não há outra forma autorizada de pronunciar a palavra (isto é, não podem ser monossílabos átonos). Exemplos: nu, mu, mi, si.

Podem pedir acento gráfico os monossílabos terminados numa das outras vogais (a, e, o). Exemplos: da, dá, à, a, e, é, me, mé, nó, no, ó, o.

Cf. Escreve-se "nu" ou "nú"?

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa