DÚVIDAS

Fora [fôra]

Estou neste momento a fazer um estágio de tradução no parlamento europeu, sou licenciada em línguas e literaturas modernas. Há pouco, durante uma tradução ocorreu-me uma dúvida, não deveria o verbo ser, conjugado no pretérito-mais-que-perfeito, nas 1.ª e 3.ª pessoas do singular ter um acento circunflexo, à semelhança do que acontece com o verbo pôr, para evitar a confusão com a preposição por? É que em português, o advérbio fora tem a mesma grafia!

Resposta

O acento circunflexo que distinguia homógrafos heterofónicos (como fora, verbo, e fora, advérbio, etc.) foi eliminado pelo Acordo Ortográfico de 1945 (Portugal) e pela Lei n.º 5765, de 1971 (Brasil). Manteve-se em formas como pôde e pode, que representam flexões da mesma palavra, e noutros casos, mencionados nas Bases Analíticas do Acordo (XXII), quando uma palavra com vogal tónica fechada é homógrafa de uma palavra sem acentuação própria (exemplo: pôr, verbo, e por, preposição).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa