DÚVIDAS

“Eu entro e saio de casa”

Gostaria de vos perguntar de que forma posso eu especificar duas acções subsequentes sobre o mesmo objecto quando, a cada verbo que designa uma dessas acções, corresponde uma preposição diferente? Deverei usar apenas a segunda preposição? Ou as duas? Ou repetir o objecto da acção?
Vejam o exemplo: "Eu entro e saio de casa."
Não estarei a ser lacónico ao não especificar onde é que eu entro? Não deveria dizer: "Eu entro em casa e saio de casa."?
E, finalmente, será que eu posso encurtar esta última frase de forma a ficar: "Eu entro em e saio de casa."?

Resposta

As preposições servem para fazer a ligação entre elementos da oração: no caso vertente, se quisesse ser purista devia repetir o complemento circunstancial de lugar – casa – se ambas as preposições fossem expresas. Deste modo, ficaria “eu entro em casa e saio de casa”. Mas ninguém fala (e escreve) assim, omite-se (subentende-se) numa das orações a preposição e o complemento a que ela se liga: “eu entro e saio de casa” ou “eu entro em casa e saio”. A frase “eu entro em e saio de casa” é que não tem sentido.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa