DÚVIDAS

Equivalência semântica

Já consultei esta excelente página duas vezes anteriormente e fiquei muito satisfeito com as respostas. Peço licença para vir beber novamente a sabedoria e a erudição dos irmãos lusitanos e companheiros na luta com as palavras (que não é vã como disse o poeta).

O mesmo tipo de questão que lhes proponho já foi pedido em questões de vestibular no meu estado (Paraná) pelo CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica) e pela UFSC (Universidade de Santa Catarina). Aquele respondeu "sim" e esta dava como resposta "não".

A pergunta genérica seria:

Há equivalência semântica (significam a mesma coisa) entre uma oração coordenada adversativa e uma subordinada adversativa?

Exemplos: Existe equivalência semântica entre ...?

"Mesmo usando bom senso, pouco conseguiu fazer." e "Usou bom senso, mas pouco conseguiu fazer."

Resposta

Acho que o sentido das frases apresentadas é praticamente o mesmo. Contudo, gramaticalmente, a primeira constitui uma única oração designada por independente, enquanto a segunda consiste em duas orações, sendo a primeira a principal e a outra coordenada adversativa, introduzida pela conjunção mas. Devo acrescentar que as orações adversativas são sempre coordenadas, pois não há subordinadas adversativas. Concluindo, há equivalência semântica entre as duas frases apresentadas pelo consulente.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa