Maria Regina Rocha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pela autora

1. «Este depoimento (...) vem de encontro ao que os próprios médicos especialistas dizem: há vantagens efectivas na prática da hidroterapia.»1

O que se devia ter dito era «vem ao encontro de», ou seja, «está de acordo com». «De encontro a» significa contra, sugere o embate, a oposição, e não a harmonia.

(...)

      1.«O meu marido é um espectador semanal», leu na RTP-N ao jornalista Carlos Daniel, pronunciando a consoante "c" da palavra espectador.
     É muito frequente esta pronúncia, feita por contaminação com a palavra francesa. Mas em português não deverá ler-se essa consoante. Ela não é pronunciada na palavra espectáculo e, portanto, também não o deverá ser nas palavras da mesma família dessa: espectador, telespectador.

  

1. «Ainda faltam apurar dois concorrentes»1

O verbo faltar tem de ir para o singular («ainda falta apurar dois concorrentes»), pois o que falta não são os concorrentes (plural), mas o seu apuramento (singular). O que é que falta? Apurar dois concorrentes.

1. Notícia do Telejornal da RTP-1 sobre uma acção da Cruz Vermelha na Ucrânia, a propósito dos 20 anos da fuga radioactiva na central nuclear de Chernobil , na então URSS, há 20 anos: «Vyacheslav tem 19 anos. É um dos jovens que monotoriza um problema na tiróide numa comunidade rural na Ucrânia.»
  

1. -«A instabilidade em muitos países, como o Sudão ou a República Democrática do Congo, fazem temer uma nova inversão da tendência.» 1
     A forma verbal faz temer tem de estar no singular, pois o sujeito está no singular: «a instabilidade». Independentemente de a instabilidade ocorrer num ou em muitos países, é uma palavra no singular.