Eunice Marta - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Eunice Marta
Eunice Marta
67K

Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e mestre (Mestrado Interdisciplinar em Estudos Portugueses) pela Universidade Aberta. Professora de Português e de Francês. Coautora do Programa de Literaturas de Língua Portuguesa, para o 12.º ano de escolaridade em Portugal. Ex-consultora do Ciberdúvidas e, atualmente, docente do Instituto Piaget de Benguela, em Angola.

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Queria corrigir algumas palavras com s ou ss. Exemplos: bussola, discursso, aveso, carrossel, descansso, depresa, salsicha, passarela, pulsseira, condessa, assunto, intensidade, progresso, suspenso, pessego, apressado, assumir, passeio.

Resposta:

No interior da palavra, são usados os dois ss1 só entre vogais, para que se mantenha o som normal de s [como na forma verbal posso]. De outro modo, com um só s entre vogais, o seu som torna-se sibilante, o de z, como é o caso das palavras casa, caso, atraso.

Por isso, de entre as palavras que nos apresenta, ocorrem dois ss entre as vogais, como em:

bússola

avesso

carrossel

depressa

passarela

condessa

assunto

progresso

pêssego

apressado

assumir

passeio.

Por sua vez, nos casos em que tal consoante não se encontra entre vogais, não havendo o perigo da mudança de pronúncia, usa-se só um s:

Pergunta:

Qual o diminutivo de declaração?

Resposta:

Há mais do que um diminutivo do nome/substantivo declaração, formados com diferentes sufixos diminutivos [-zinha, -zita]: declaraçãozinha, declaraçãozita.

São os sufixos -zinha e -zita os adequados a esta palavra, porque só com estes sufixos é que se mantém «íntegra a pronúncia da palavra derivante» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 93).

Pergunta:

A palavra vilória está no diminutivo, ou no aumentativo? E, já agora, provém da palavra vila?

Resposta:

A palavra vilória é — tal como vilinha, vilita, vilazinha e vilazita — um dos diminutivos de vila, distinguindo-se destes porque é evidente o cariz negativo que se imprime a esse termo, revelando sinais de troça ou de desprezo da pessoa que o diz, sendo usado praticamente como símbolo de ofensa, ou de diminuir o valor da vila a que se refere.

Esse valor negativo não está implícito nos restantes diminutivos — vilinha, vilita, vilazinha e vilazita —, em que sobressai a ideia de afetividade, de carinho, de saudade e de prazer.

Pergunta:

Qual o nome coletivo para criança?

De acordo com uma pergunta do manual adotado na escola, e, após pesquisa em gramáticas, prontuários e neste grupo de discussão, não tendo encontrado resposta aceitável, solicito esclarecimento.

Resposta:

Criançada é o coletivo de criança, pois designa «um conjunto de crianças» (Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto editora).

 

CfA origem da palavra «criança»

Pergunta:

Qual é o diminutivo de areia?

Resposta:

Há vários diminutivos do nome/substantivo areia, que se podem formar com diferentes sufixos diminutivos [como por exemplo, -zinha, -zita]: areiazinha, areiazita.

Formados com estes sufixos, mantém-se íntegra a pronúncia da palavra areia.

As formas areiinha e areiita são também diminutivos de areia (com os sufixos -inha e -ita).