Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
180K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Qual o termo correto quando nos referimos ao conjunto de folhas de cheque em um bloco: "Talão de cheques", ou "talonário de cheques"?

Resposta:

Em Portugal, chama-se livro de cheques, e trata-se de «conjunto de impressos emitidos por um banco que, quando devidamente preenchidos e assinados, permitem ao seu titular movimentar dinheiro de uma conta» [cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora].

No Brasil, «esse conjunto de impressos» é talão de cheques ou talonário de cheques (forma não preferível).

Pergunta:

Qual é a forma correta: quadril, ou quadris?

Resposta:

São ambas correctas: quadril (singular) e quadris (plural). Trata-se, em anatomia, de «proeminência lateral do corpo humano desde a cintura à coxa; anca» ou «região do corpo de um bovídeo onde termina o fio do lombo; alcatra» [cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora].

Pergunta:

Gostaria de saber se existe feminino para melro. Já ouvi o termo "melroa", mas não sei se é correcto.

Resposta:

O termo mélroa (com acento no e) é correcto, mas o feminino preferível (Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora) é melra. Já o Dicionário Eletrônico Houaiss (brasileiro) acolhe os dois termos, mélroa e melra, sem demonstrar preferência por qualquer deles.

Pergunta:

Agradeço a confirmação da existência, ou não, da possibilidade de usar o termo itinerância, em português de Portugal.

Resposta:

O termo itinerância pode perfeitamente ser usado, dado que está bem formado e se encontra registado, por exemplo, no Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora. Significa «qualidade de itinerante»; e itinerante («do lat[im] itinerante-, part[icípio] pres[ente] de itinerāre, "viajar"») quer dizer «que passeia; que se desloca no exercício de uma função; móvel; ambulante».

Pergunta:

Gostaria que me esclarecessem se as palavras vila, concelho, cidade e aldeia deverão aparecer (segundo a regra geral) em minúscula ou maiúscula.

Por exemplo: o correcto será «vila de Pedroso» ou «Vila de pedroso»?

Sinceros agradecimentos.

Resposta:

As palavras vila, concelho, cidade e aldeia escrevem-se com inicial minúscula, excepto se fazem parte do nome de uma localidade, a exemplo de, em Portugal, Aldeia Nova de São Bento, freguesia do concelho de Serpa, distrito de Beja, ou Vila Nova de Gaia, concelho do distrito do Porto.

A forma correcta é vila de Pedroso, dado que esta freguesia do concelho de Vila Nova de Gaia se chama (simplesmente) Pedroso.