Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
181K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Pode-se também escrever "peloirinho"? Ou é uma palavra a não usar?

Obrigada pelo esclarecimento.

Resposta:

Pode escrever-se peloirinho, mas a forma preferível é pelourinho. Este termo vem «do fr[ancês] pilori», e trata-se de «coluna de pedra ou de madeira, colocada em praça ou lugar central e público, onde eram exibidos e castigados os criminosos» (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa).

Pergunta:

Qual a verdadeira diferença (se existente) entre os significados das palavras provavelmente e possivelmente? Qual tem mais chance de acontecer? Possivelmente = «é possível que ocorra 50% (sim ou não) de chances de acontecer»; e provavelmente = «é provável que ocorra, mais de 50% de chances de acontecer»?... É isto?

Resposta:

Como diz o Dicionário Eletrônico Houaiss, o advérbio provavelmente «indica probabilidade, alta possibilidade de (alguma coisa); seguramente, certamente, com certeza» e «indica incerteza, dúvida; pode ser, talvez, possivelmente». Assim, apesar de provavelmente e possivelmente poderem ser sinónimos, o primeiro, regra geral, «indica alta possibilidade». Deste modo, e salvo melhor opinião, o seu raciocínio está fundamentalmente correcto.

Pergunta:

Gostaría que me informassem como se forma o plural de Beatriz. Esta dúvida surgiu, uma vez que pretendo denominar um grupo de alunas que têm o mesmo nome.

Grata pela atenção.

Resposta:

O plural de Beatriz é Beatrizes.

Pergunta:

A palavra abaixo-assinado possui plural? Como saber se palavras que se formam por justaposição têm ou não plural?

Obrigada.

Resposta:

A palavra abaixo-assinado tem plural: abaixo-assinados. Em relação ao plural das palavras formadas por justaposição, veja a resposta anterior Salvo-conduto/livre-trânsito.

Pergunta:

No Ensaio sobre a Lucidez, Saramago emprega o termo írrito:

«(…) confia em que a população da capital, novamente chamada a votar, saberá exercer o seu dever cívico com dignidade e o decoro com que sempre o fez no passado, assim se dando por írrito e nulo o lamentável acontecimento em que, por motivos ainda não de todo aclarados, (…)»

[pp. 29–30, 1.ª edição em O Campo da Palavra, da Caminho]

O que é que significa?

Resposta:

O adjectivo írrito (do lat[im] irrĭtu-, "sem valor") significa «sem efeito; sem validade; nulo» [fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora].

O Dicionário Eletrônico Houaiss ainda diz que «é corrente o emprego pleonástico da expressão írrito e nulo».