Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
180K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria de saber o aumentativo e o diminutivo do nome mala.

Obrigado pela atenção.

Resposta:

Popularmente, o aumentativo de mala é malão, e o diminutivo é malinha. Contudo, o Dicionário Eletrônico Houaiss regista ainda o aumentativo malotão («mala grande; embrulho ou trouxa grande») e os diminutivos irregulares maleta («pequena mala; malote») e malote («mala pequena; malinha, maleta»).

Pergunta:

O que significa esta expressão idiomática?

«Fugir-se a boca para a verdade.»

Resposta:

A expressão registada no Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves, edição da Editorial Notícias, é «Fugir a boca (língua) para a verdade»; significa «querer mentir mas denunciar a verdade».

Pergunta:

Quando uma pessoa vai presa, ela diz ao delegado que só falará em juízo. O que significa «falar em juízo»?

Resposta:

Como termo jurídico, juízo é «órgão do poder judiciário onde o juiz ou o tribunal exercem suas atribuições» ou «conjunto de atos praticados pelos juízes no desempenho de suas atividades».

Assim, «falar em juízo» significa, neste contexto, «falar perante o órgão do poder judiciário onde o juiz ou o tribunal exercem suas atribuições».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Ouvi hoje na rádio uma pessoa muito culta que disse a palavra "mesmerizante". Conheço a palavra e o sentido do inglês "mezmerizing", mas não encontro nenhuma referência a esta palavra em português. Pode usar-se? É um anglicismo aceitável, ou é alguém a "armar-se aos cucos"?

Resposta:

Não, não está a «armar aos cucos», dado que, no contexto possível, não me parece que haja qualquer outra palavra sinónima.

O adjectivo mesmerizante significa «que mesmeriza; mesmerizador»; por sua vez, mesmerizar quer dizer «praticar o mesmerismo em; induzir ou hipnotizar por esse método»; e o mesmerismo (termo da medicina) é «o uso do magnetismo animal e hipnotismo no tratamento e na cura de doenças, segundo o método e a prática do médico alemão Franz Anton Mesmer (1734-1815)».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Qual o género da palavra apótema?

Resposta:

A palavra apótema («do gr[ego] apotíthemi, "abaixar") é um substantivo (nome) masculino. Trata-se de termo da geometria, e é «segmento da perpendicular baixada do centro de um polígono regular sobre um dos seus lados»; «distância do centro a qualquer dos lados do polígono»; «distância do centro da circunferência à corda»; «segmento da perpendicular baixada do vértice de uma pirâmide regular sobre qualquer aresta da base».

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]