Carlos Marinheiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos Marinheiro
Carlos Marinheiro
182K

Carlos Marinheiro (1941–2022). Bacharel em Jornalismo pela Escola Superior de Meios de Comunicação Social de Lisboa e ex-coordenador executivo do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Colaborou em vários jornais, sobretudo com textos de análise política e social, nomeadamente no Expresso, Público, Notícias da Amadora e no extinto Comércio do Funchal, influente órgão da Imprensa até ao 25 de Abril.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria de saber a origem das palavras crédito e compensação.

Obrigada.

Resposta:

O substantivo (nome) crédito deriva do «lat[im] credĭtum,i, "crença, confiança, empréstimo"»; significa, entre outras coisas, «confiança, crença alimentada pelas qualidades de uma pessoa ou coisa; segurança de que alguém ou algo é capaz ou veraz».

Quanto ao substantivo (nome) compensação, vem do «lat[im] compensatĭo,ōnis, rad[ical] de compensātum, sup[i]n[o] de compensāre; (...); f[orma] hist[órica] sXVI compansaçaõ, 1712 compansaçam»; significa, entre várias coisas, «ato ou efeito de estabelecer ou de restabelecer o equilíbrio entre duas coisas que se complementam ou que são antagônicas».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]

Pergunta:

Podemos designar as pessoas que actuam em concertação como «concertantes»?

Resposta:

Atendendo a que concertante quer dizer, entre outras coisas, «que harmoniza; conciliador» ou «que concilia; concordante, harmonizador», podemos «designar as pessoas que actuam em concertação como concertantes». De qualquer modo, este termo não é muito usual no contexto referido, pelo menos em Portugal.

Pergunta:

Quando é que devemos/podemos dizer/escrever agir e quando é que devemos/podemos dizer/escrever actuar?

Resposta:

Agir («do lat[im] agĕre, "agir; fazer"») significa «praticar como agente; operar; actuar; proceder»; por sua vez, actuar («do lat[im] med[ieval] actuāre, do lat[im] actu-, "acção"») quer dizer «exercer acção; agir; proceder; exercer influência». Assim, estes verbos são sinónimos, o que significa que, geralmente, podem ser utilizados indistintamente. O uso de um ou de outro é mais uma questão de estilo.

[Fonte: Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora]

Pergunta:

Qual o plural de físico-mecânico?

Resposta:

Tal como em «ciências físico-químicas», o primeiro elemento é invariável; deste modo, o plural de físico-mecânico é físico-mecânicos.

Pergunta:

Preciso saber o significado etimológico da palavra erotização.

Obrigada.

Resposta:

A palavra erotização, que significa «ato ou efeito de erotizar(-se)», deriva de «erotizar + -ção»; por sua vez, erotizar vem do «rad[ical] erot- (do gr[ego] érōs, érōtos, "amor, paixão, desejo ardente") + -izar».

[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]