Pergunta:
Celebramos neste ano de 2009, o Ano Internacional da Astronomia, cuja figura saliente é o génio Galileu Galilei, que era natural de Pisa. De facto, Pisa fica na região da Toscana e, por isso, podemos dizer que Galileu era toscano. Mas se nasceu em Pisa, qual é o gentílico de Pisa? Pisanense? Pisaniense? No Dicionário de Gentílicos e Topónimos, não aparece. Por outro lado, o gentílico é o adjectivo que designa a nação a que se pertence. Ora, Pisa não é nação. É localidade. Portanto, sendo localidade, não existe gentílico de Pisa. Mas não existirá mesmo? Não sei se me estão a perceber…
Obrigado pela vossa ajuda.
Resposta:
Antes de mais, gentílico é o termo usado para os naturais de uma terra (localidade, região ou país). Assim, português é o gentílico relativo aos naturais de Portugal, e portuense é o gentílico relativo aos naturais da cidade do Porto.
O grande Galileu Galilei, natural de Pisa, era pisano. O Dicionário Electrônico Houaiss diz que pisano é (diacronismo: arqueologia verbal) «relativo a Pisa, cidade da Etrúria, na Itália, ou o que é seu natural ou habitante» e, por extensão de sentido, «relativo a Pisa, cidade da Toscana (Itália), ou o que é seu natural ou habitante». A palavra vem do «lat[im] pisānus,a,um "id."; f[orma] hist[órica] sXIII pisãos, sXV pisano».