Marcelo Spalding (Porto Alegre, 1982) é um escritor e jornalista brasileiro. Das suas obras literárias fazem parte os seguintes títulos: As Cinco Pontas de uma Estrela (2002), Crianças do Asfalto (2007) e A cor do Outro (2008).
Professora e investigadora da Universidade de São Paulo (USP). Possui Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e coordena o Projeto Libolo.
Escritor, é mestre em Crítica Literária pela PUC-SP e doutorando em Literatura Brasileira pela USP. É autor de São Paulo, Cidade invisível, A inacreditável história do diminuto senhor minúsculo e Etelvina.
É doutor em Linguística pela Universidade de Évora (Portugal), mestre em Terminologia e Gestão de Informação de Especialidade pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Além de Editor--Chefe, é Revisor e Consultor Linguístico, Formador, Investigador colaborador da Cátedra da Universidade Católica de Angola. É autor de livros, capítulos, artigos e outras produções científicas. Orienta pesquisas na graduação e pós-graduação.
Jornalista e apresentador brasileiro, trabalha atualmente no portal R7, com o blogue "O Provocador".
Tradutor e docente universitário português, autor dos livros Doze Segredos da Língua Portuguesa, A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa, A Baleia Que Engoliu Um Espanhol, José Cardoso Pires e o Leitor Desassossegado, Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, Palavras que o Português deu ao Mundo – Viagens por Sete Mares e 80 Línguas, Gramática para Todos, O Galego e o Português são a mesma Língua?, ABC da Tradução, Almanaque da Língua Portuguesa e Português de A a Z: Armadilhas e Maravilhas da Língua. Dinamiza o blogue Certas Palavras.
Cf.: Professor e tiktoker português com curiosidades sobre o nosso idioma + Marco Neves no programa Mesa para Dois (Antena 1)
Marcos Araújo Bagno (Cataguases, 1961) é doutorado em Filologia pela Universidade de São Paulo e exerce atividades como tradutor, linguista e escritor. Enquanto escritor, publicou contos A invenção das horas (1998), livros infantis O papel roxo da Maçã (1989), poesia Vaganau (2010), romances As memória de Eugênia (2011), e publicou sobre a língua portuguesa, ensino e linguística Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social (2000) e Gramática pedagógica do português brasileiro (2012).
Margarida Davim nasceu no Porto em 1979. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Começou no jornalismo em estágios na TVI e na Rádio Renascença. Está no semanário Sol, desde a sua fundação.
Escritora de livros de ficção, não-ficção e infatojuvenis, formadora e dramaturga portuguesa.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações