♦ Como tem sido estudada a obra de Fernando Pessoa nas escolas portuguesas? Para responder à pergunta, Andressa Jove Godoy, bolseira de doutoramento no Programa Doutoral em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e Antónia M.ª Mora-Luna, investigadora no Departamento de Educação Comparada e História da Educação da Universidade de Valência, são as convidadas de Língua de Todos, programa difundido pela RDP África, na sexta-feira, 7 de março, às 13h20* (repetido no dia seguinte, c. 09h05*). Estas investigadoras são autoras do trabalho intitulado "Pessoa na cultura escolar do ensino secundário português: um estudo histórico e pedagógico", o qual foi apresentado no Congresso Internacional Fernando Pessoa, que teve lugar em Lisboa, de 12 a 14/02/2025.♦ Os desafios do ensino de Português como Língua Não Materna (PLNM) têm sido, nos últimos tempos, amplamente discutidos no seio da comunidade educativa. Quer seja devido ao aumento de interessados em aprender português, quer também por causa da recente onda de imigração em Portugal, que tem trazido novas formas de pensar o ensino de línguas, nomeadamente, de PLNM. Neste sentido, o Centro de Linguística da Universidade do Porto lançou em 2024, a publicação Desafios e Descobertas: Perspetivas do Português como Língua Não Materna, organizada por Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta e Andreia Catarina Vaz Warrot. Em Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, 9 de março, às 12h30* (repetido no sábado seguinte, 15 de março, às 15h30*), entrevista-se Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta a propósito deste lançamento. No programa participa ainda a investigadora Inês Gama, que comenta o significado sentido da expressão «cair o Carmo e a Trindade».
* Hora oficial de Portugal continental.