O português é a língua que registará a maior taxa de crescimento na Internet até ao ano de 2001 - revela um estudo da Euromarketing Associates, analisado no espaço habitual do Ciberdúvidas da revista "Inter.face" (edição de Novembro).
Segundo o estudo, o português é o 11.º dos idiomas da Web, com cerca de 3,4 milhões de um total estimado em 224,6 milhões de utilizadores. Note-se que, na lista do "Ethnologue" (Summer Institute of Linguistics), o português figura em 6.º lugar entre as línguas com mais falantes no Mundo.
O texto da "Inter.face" é assinado por Tito de Morais, responsável para a Internet do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, que faz uma comparação crítica do trabalho da Euromarketing com outras estimativas e demonstra que o estudo, apesar do seu optimismo, avalia por defeito o número actual de utilizadores de português na Web:
"Baseando-se num artigo do "New York Times" de Junho de 1999, a Euromarketing refere a existência de 3 milhões de utilizadores no Brasil. Ora, um estudo de Junho de 1999 do IBOPE - a principal empresa de estudos de mercado deste país - calcula o número de brasileiros com acesso à Internet em cerca de 3,3 milhões. Por outro lado, com base num estudo (Dezembro de 1997) da Marktest, a Euromarketing estima em 188.000 o número de utilizadores em Portugal. Mas um estudo (Junho de 1999) da Mediaplanning/Marktest aponta para mais de 1,6 milhões de indivíduos que têm acesso à Internet no País, dos quais perto de 1 milhão são utilizadores.
O estudo da Euromarketing menciona ainda a existência de 172.000 utilizadores de português nos Estados Unidos - de um total de 430.000 falantes registados em 1990(!). Mas deixa de fora utilizadores em países com importantes comunidades de língua portuguesa, como sejam a Alemanha, França, Venezuela e África do Sul, entre outros. Ora a França e Alemanha são dos países mais ligados à Internet, como refere o próprio estudo da Euromarketing e como o corroboram estimativas da Merril Lynch que apontam para taxas de penetração da Internet nestes países que são da ordem dos 5 a 6% e 10 a12%, respectivamente.
Por fim, um outro estudo, o da Nua Internet Surveys, aponta para uma estimativa de apenas 201 milhões de utilizadores de Internet (dados de Setembro de 1999). Resumindo, podemos eventualmente assumir que o número de utilizadores da Internet de língua portuguesa rondará ou mesmo ultrapassará os 5 milhões. A ser assim, o português já se apresenta como o oitavo idioma mais falado na Internet, seguindo-se ao inglês, japonês, alemão, chinês, espanhol, francês e italiano. Tudo isto não contabilizando os PALOP, aqueles que têm o português como segunda língua e dando como correctos os dados relativos ao restantes idiomas."
Segundo dados actualizados (Fevereiro de 1999) da 13ª edição do "Ethnologue", uma publicação do SIL International (Summer Institute of Linguistics), o português, com um número estimado de 170 milhões de utilizadores, é (ao lado do russo) o sexto idioma mais falado no Mundo como primeira língua. Em 1.º lugar, está o mandarim / chinês (885 milhões), seguindo-se o espanhol (332), o inglês (322), o bengali (189), o hindi (182) e, depois do português e do russo, o japonês (125) e o alemão (98). Mais abaixo, encontram-se, entre outros idiomas: em 13.º lugar, o francês (72 milhões); em 27.º, o italiano (37); em 48.º, o neerlandês (20); em 56.º, o indonésio (17 milhões - a língua mais falada no país é o javanês, em 11.º, com 75 milhões); 74.º, o grego (12); 87.ºs, o sueco e o zulo (9); e em 101.º, o napolitano (7).