A agência Lusa e a Priberam apresentaram em 19/12/2024 os resultados da edição de 2024 de O Ano em Palavras, uma lista das 24 palavras mais pesquisadas no Dicionário Priberam da Língua Portuguesa ao longo de 12 meses.
Foram identificadas duas por cada mês, referentes a acontecimentos e temas que marcaram o ano de 2024, com a seguinte distribuição: suplemento e imunidade (janeiro); vudu e persona non grata (fevereiro); marcha e (eleições) legislativas (março); liberdade e reparação (abril); repúdio e faroeste (maio); asilo e extrema-direita (junho); traineira e desistência (julho); judoca e Omnium (agosto); fagulha e pager (setembro); (bairro do) Zambujal e depressão (outubro); greve e barricada (novembro); restauração e transição (dezembro).
Assinale-se, no entanto, que, apesar de não fazer parte de O Ano em Palavras, a palavra mais procurada no Dicionário Priberam em 2024 foi o adjetivo inefável, curiosamente, sem relação direta com a atualidade política e social que tem sido noticiada em Portugal.
Pormenores em "Inefável foi a palavra mais pesquisada no Dicionário Priberam em 2024", Lusa – Agência de Notícias de Portugal, 19/12/2024.