Faleceu em 31 de janeiro de 2023, aos 106 anos, Cleonice Berardinelli, reputada especialista brasileira nos estudos sobre as letras de Portugal.
Cleonice Serôa da Motta Berardinelli, carinhosamente tratada como «Dona Cleo», nasceu no Rio de Janeiro em 28 de agosto de 1916. Doutorou-se em 1959 em Letras Clássicas e Vernáculas pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e foi professora durante mais de 50 anos em instituições como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Lecionou também em universidades americanas e portuguesas.
Uma nota de presidência da República Portuguesa recorda que Cleonice Berardinelli se dedicou «aos estudos camonianos e a diversos trabalhos sobre Pessoa (ensaios, antologias, edições críticas)». Sublinhando o seu contributo notável como lusitanista brasileira e grande dinamizadora da investigação sobre autores de Portugal, lê-se ainda nessa fonte: «De todos os lusitanistas, que tanto contribuem para manter viva a cultura portuguesa no mundo, os brasileiros merecem menção especial, dada a nossa história antiga e a nossa língua comum. E de entre os estudiosos brasileiros da literatura portuguesa, Cleonice Berardinelli tinha um lugar destacadíssimo.»
Mais informação na nota da presidência da República Portuguesa, na Agência Lusa e no Diário de Notícias, em 1 de fevereiro de 2023. Ver também nas páginas da Academia Brasileira de Letras.