Desde o lançamento da badalada série Adolescência, na plataforma Netflix, que a atenção mediática tem estado focada nos modelos de masculinidade que se têm difundido na internet, em particular nas redes sociais. Para os leitores deste texto que assistiram à famosa série, não será novidade nenhuma o termo incel, aglutinação da expressão inglesa involuntary celibate, ou, em português, «celibatário involuntário», e que já foi objeto de análise no Ciberdúvidas. Contudo, ultimamente têm surgido outras palavras que pretendem também dar conta das ideias que têm vindo a ser difundidas em grupos de homens e jovens rapazes na Internet.
Num artigo do jornal Público, publicado a 28 de junho, sobre a temática do discurso misógino difundido nas redes sociais, usa-se comummente o termo manosfera1, tal como explica a investigadora Inês Amaral (Observatório Masculinidades.pt), para referir uma cultura digital que defende a subalternização da mulher. Tal como incel, esta palavra é um empréstimo do inglês manosphere, resultando da aglutinação do termo inglês man, que significa «homem», com o nome sphere, que pode ser traduzido para português como esfera. Este vocábulo é utilizado sobretudo na geometria para designar pontos que se encontram a igual distância de um ponto fixo, ou seja, o centro (Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa). Mas, de modo mais genérico, esfera denota também a noção de um tipo de espaço em que se desenvolve determinada atividade humana, ocorrendo assim nas aceções de «extensão limitada em que alguma coisa se manifesta, desenvolve, exerce a sua ação», «domínio, área, campo, sector», «meio, ambiente» e «classe ou posição social; meio socioeconómico» (ibidem).
Compreende-se, assim, que, desde o tempo dos blogues, a palavra esfera tenha estado associada a grupos e comunidades que se formam na vida online, como é o caso da conhecida palavra blogosfera, que refere todos aqueles que escrevem em blogues como pertencentes a uma comunidade. Não admira que no mundo digital esfera seja uma palavra relacionada com outras quando se tenciona descrever uma comunidade ou grupo específico que se comunica na Internet. Neste sentido, o termo esfera designa o centro ao redor do qual essa comunidade gravita.
Embora os grupos e comunidades que se criam no universo digital não sejam uma novidade, alguns dos discursos e das ideias que promovem têm chamado a atenção de uma parte da sociedade, como os investigadores da área social. O discurso misógino constitui exemplo e, como detalha João Manuel de Oliveira, investigador em Psicologia Social do Iscte, é o fruto de conceções do passado e pensamento fantasmático, que em anos recentes se tornaram recorrentes muito especialmente em inglês, língua donde se importam muitas vezes novas palavras. É o caso de manosfera e de outras que têm surgido para designar quer estas novas comunidades quer as ideias controversas defendidas por muitas delas. Isto traduz claramente a velha ideia de que a língua acompanha sempre a evolução dos tempos, mesmo que esta se dê no digital e possa ser vista como polémica.
1. Também é possível o termo machosfera, formado por elementos da língua portuguesa, sem recurso à forma inglesa man.