« (...) Oxímoro (do grego ὀξύμωρον, composto de ὀξύς, "agudo, aguçado" e μωρός, "estúpido") é uma figura de linguagem que consiste em relacionar numa mesma expressão ou locução palavras que exprimem conceitos contrários (...).»
Um oxímoro (ou oximoro, para alguns) é uma engenhosa aliança de palavras contraditórias ou, como se define no Dicionário em linha Infopédia, um «recurso estilístico que consiste em reunir, no mesmo conceito, palavras de sentido oposto ou contraditório (exemplo: «silêncio expressivo»)». (1)
Num outro artigo da Infopédia, podemos ler: «O oximoro ou oxímoro é a figura de pensamento em que se exprime um paradoxo. Consiste na associação de dois termos contraditórios que na realidade se repelem, que aproximam dois sentidos totalmente incompatíveis. Não se deve confundir com antítese, uma vez que o oximoro é a intensificação especial da antítese.»2
Uma vez, numa conversa entre amigos, ouvi alguém referir-se a um seu conhecido como «um aldrabãozinho honesto»… Achei este oxímoro um verdadeiro achado – e fui logo registá-lo nos meus apontamentos sobre oxímoros.
O Dicionário Houaiss prefere a ortografia “oximoro”3 e regista: «figura em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão (exemplo: «obscura claridade»).»
No Dicionário de Literatura (3.ª edição, Figueirinhas / Porto, 1978) lê-se:«Aproxima-se da antítese, mas representa em relação a ela uma intensificação, porque, enquanto a antítese confronta duas ideias contraditórias, o oximoro exprime uma contradição no seio de um juízo: os dois termos que o constituem excluem-se mùtuamente.»
Wikipédia: «Oxímoro (do grego ὀξύμωρον, composto de ὀξύς, "agudo, aguçado" e μωρός, "estúpido") é uma figura de linguagem que consiste em relacionar numa mesma expressão ou locução palavras que exprimem conceitos contrários, tais como “festina lente” ("apressa-te lentamente"), "lúcida loucura", "silêncio eloquente" etc.»
É interessante notar que o vocábulo oxímoro é, ele próprio, um oxímoro (oxi = «agudo» e, no sentido figurado, «vivo, fino, perspicaz, esperto» + moro = «estúpido, tolo»).
Na imagem, vemos a expressão «feliz segunda-feira» como sendo «a mãe de todos os oxímoros». Eu, pelo contrário, sempre adorei as segundas-feiras, pelo prazer de voltar ao trabalho, depois do entediante e enfadonhamente lento domingo.
1 Dicionário Infopédia
2 Artigo de apoio Infopédia – oximoro
3 O acento de oxímoro