Que rumos segue o português falado nos diferentes países em que é língua oficial e materna? A rubrica O Nosso Idioma dá conta de algumas tendências de evolução em Angola e Portugal. Disponibiliza-se, assim, uma crónica do professor e jornalista angolano Edno Pimentel sobre a gíria luandense, que integra em profusão palavras e traços fonéticos ou gráficos com origem no quimbundo e noutras línguas bantas; alguns exemplos: camba ou kamba, «amigo»; maca ou maka, «problema» (sobre esta palavra, ouvir 9.º episódio do programa de rádio Mambos da Língua– O tu-cá-tu-lá do português em Angola); zungar, «vender na rua». Outra crónica, da autoria do escritor português Miguel Esteves Cardoso, comenta o emprego de uma fórmula de saudação – «Boas!» – que vem a ser uma maneira de abreviar a expressão «Boas tardes!», com história antiga no português.
Registem-se dois acontecimentos – um recente e outro que se anuncia –, dando testemunho do dinamismo e da projeção do português como língua de cultura:
– a cerimónia de entrega do Prémio Camões, em 7/07/2015, em Lisboa, à escritora portuguesa Hélia Correia, que proferiu um discurso admirável, dedicado à Grécia, mas também focado no valor da língua portuguesa e da sua dimensão literária numa contemporaneidade em crise (o texto pode ser lido no jornal Público) e, também na rubrica O Nosso Idioma.
– para encerrar as comemorações dos 725 anos da fundação da Universidade de Coimbra, o congresso internacional Língua Portuguesa: Uma Língua de Futuro, a realizar no Convento de S. Francisco, em Coimbra, de 2 a 4 de dezembro de 2015 (os interessados podem inscrever-se aqui).
O programa Língua de Todos de sexta-feira, 10 de julho (às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, 11 de julho, depois do noticiário das 9h00*) foca o aparecimento de um novo recurso eletrónico destinado a apoiar o uso do português no contexto universitário – o projeto Scriptorium. No Páginas de Português de domingo, 12 de julho (às 17h00*, na Antena 2), o tema é ensino do português como língua de herança.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando disponível também via Internet, nos endereços de ambos os programas.