O neologismo pedovia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O neologismo pedovia

No início do passeio pedonal do guincho existe um sinal vertical com a inscrição "pedovia". Esta palavra existe?

Ricardo Tavares Piloto de linha Monte Estoril, Portugal 51

A palavra em questão (com o significado de «faixa para caminhadas ou corrida»), não está dicionarizada, mas tem uso, por muito discutível que seja a sua formação à luz de padrões mais regulares e tradicionais para a formação de palavras em português.

Com efeito, é uma palavra que tem por modelo ciclovia, «via/faixa para bicicletas», e ferrovia, «caminho de ferro». Note-se, porém, que o elemento pedo- não é forma mais correta de denotar a noção de «pé», frequentemente associada em compostos ao elemento pedi-, de origem latina: pedicura, pedimetria.

Mesmo assim, substituir "pedovia" por uma forma mais canónica como "pedivia" poderá ser problemático, dado que o termo em discussão já encontra certa força de uso em referência a obras públicas (cf. aqui). Além disso, retomando o exemplo de pedimetria, observa-se que este e outros casos ostentam a forma pedo-, muito embora, como se disse, esta não se aconselhe em alusão a «pé» (cf. Dicionário Houaiss s. v. pedi-).

Uma alternativa a pedovia, menos económica, mas mais consistente do ponto de vista linguístico, será o emprego de expressões como «via pedestre» ou «itinerário pedestre», ou, ainda, «faixa/via para/de peões». Outras soluções: «percurso pedestre» (quando sinalizado) e, no Brasil, calçadão.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo