«Horário de expediente» vs. «horário do expediente» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Horário de expediente» vs. «horário do expediente»

Deverá dizer-se «horário de expediente», ou «horário do expediente»?

Susana Ferreira Barreiros Comunicação Lisboa, Portugal 357

As duas formas estão corretas. O mais comum é dizer-se «horário de expediente» ou «horas de expediente»: «chegou cá fora das horas de expediente e encontrou a repartição fechada». Neste caso, estamos perante uma afirmação com um sentido mais abstrato, e por isso não se utiliza o determinante. No entanto,  pode utilizar-se a expressão num sentido mais concreto (em referência a uma secção e/ou departamento administrativo) e, por isso, recorrendo ao determinante: «horário/horas do expediente».

Note-se que o substantivo expediente, além do significado subentendido no exemplo dado pela consulente – «serviço diário num emprego; horário de funcionamento de uma repartição pública, de uma loja ou de serviço de atendimento, despacho de negócios pendentes» –, pode ainda significar «meios empregados para remover uma dificuldade; solução precária, recurso, subterfúgio; capacidade para solucionar os problemas com rapidez e eficácia, iniciativa; correspondência de uma repartição ou estabelecimento». Por outro lado, enquanto adjetivo de dois géneros, significa «que expede, expedito, desembaraçado» (Dicionário da Porto Editora, em linha).

Sara Mourato
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Semântica Campos Linguísticos: Semântica nominal