A pronúncia de esmero - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A pronúncia de esmero

Eu sei que o substantivo masculino esmero se pronuncia com a sílaba tónica -me- com um e fechado: como se fosse "esmêro". Mas qual é a pronúncia da primeira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo esmerar? Será «eu esmero-me», com a sílaba tónica pronunciada com um e aberto, como em "esméro"? Ou será «eu esmero-me», com a sílaba tónica pronunciada com um e fechado, como em "esmêro"?

Desde já, mui grato pela atenção despendida.

Lanito Molita Estudante Lisboa, Portugal 85

O substantivo masculino esmero, em português de Portugal padrão, pronuncia-se, efetivamente com e fechado: /iʒmˈeɾu/. Acontece que, nas diferentes variantes da língua portuguesa, a pronúncia pode ser distinta, como se pode constatar no Portal da Língua Portuguesa. Por sua vez, a primeira pessoa do presente do indicativo – eu esmero –, à semelhança da do verbo levar – levo –, pronuncia-se com aberto: /iʒmɛɾu(cf. Gonçalves, F. Rebelo, 1966. Vocabulário da Língua Portuguesa. Coimbra Editora)

Sara Mourato
Tema: Variedades linguísticas Classe de Palavras: verbo