A Ordem dos Advogados, assim como a Ordem dos Enfermeiros, a Ordem dos Médicos, entre outras, é uma associação que representa essa classe profissional.
Assim, se verificarmos a definição de ordem dada pelos advogados, obtemos a seguinte informação: «É uma associação pública, representativa dos profissionais que exercem Advocacia, regida pelo direito público. No exercício dos seus poderes, desempenha as suas funções de forma independente dos órgãos do Estado, sendo livre e autónoma na sua actividade.»
Relativamente aos enfermeiros, a definição é similar: «A Ordem dos Enfermeiros (OE) é a associação pública profissional que congrega todos os profissionais de Enfermagem que trabalham em Portugal.»
A utilização da preposição de contraída com o determinante artigo definido os (dos) identifica, concretiza uma ordem legitimada, em que os profissionais estão inscritos e seguem as premissas e as regras profissionais desse mesmo grupo.
A expressão 'ordem de advogados' não remete para o mesmo contexto em que se encontra institucionalizada a expressão que diz respeito à vertente profissional.
Ao seu dispor!