Tipo de escrita para crianças a partir dos 6 anos
Os textos direcionados para crianças dos 6 anos deverão «beneficiar [a] experiência e [o] conhecimento que o leitor tem sobre a vida e sobre o Mundo e também [a] riqueza lexical que o leitor possui»*. As crianças começam a desenvolver a aprendizagem da leitura e da escrita por volta dos 6 anos. Nesta fase, as crianças ainda se encontram a decifrar o código escrito para posteriormente estarem mais disponíveis para compreender mensagens simples e breves. Desta forma, os textos deverão incluir vocabulário do quotidiano, embora seja importante introduzir gradualmente um vocabulário mais específico, pois é na leitura que as crianças irão ampliar o seu leque vocabular. É fundamental que os textos escritos para os mais pequenos sejam de extensão reduzida e com baixa frequência de construções frásicas complexas.
Uso do hífen
O hífen é um sinal de ligação que une elementos de palavras, separa sílabas na translineação e liga elementos de verbos pronominais. Este sinal encontra-se presente quer nos textos escritos com que as crianças mais jovens contactam quando começam a desenvolver a aquisição da leitura, quer ainda nos seus registos escritos, como por exemplo separando as sílabas em palavras ou fazendo a translineação das palavras em frases/textos, pelo que o seu uso é abordado com alguma naturalidade.
* Inês Sim-Sim, Ensino da Leitura: a Compreensão de Textos, Lisboa, Direção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2007, p.8.